Cármen Lúcia e Cristiano Zanin plantam mudas de árvores nativas da Amazônia durante Fórum sobre democracia e sustentabilidade
16/09/2025
(Foto: Reprodução) Ministros do STF plantam mudas de árvores nativas em Belém
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia e Cristiano Zanin plantaram mudas de árvores nativas da Amazônia, como açaí e lanterneira, nesta terça-feira (16) no Porto do Futuro em Belém durante o Fórum Nacional Verdemocracia, sobre democracia e sustentabilidade.
Além dos ministros do STF, presidentes de tribunais regionais eleitorais do país e outras autoridades se juntaram à ação plantando, ao todo, 38 mudas de árvores.
"Este ato é um simbolismo para as próximas gerações, para que tenham apreço pela democracia e a tudo aquilo que nós desejamos ao país", disse Zanin.
A ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), participou também da abertura do Fórum na noite de segunda (15) e foi fortemente aplaudida ao falar do sistema democrático e ao destacar a recepção recebida em Belém.
"Quem faz democracia é o povo, é o cidadão, é a cidadã, é cada um de nós, é todos nós juntos. Não há democracia sem povo participando, sem povo atuando e sabendo que seja qual for a história brasileira que nós tenhamos tido até aqui. Quem produz a história do povo é o próprio povo", afirmou.
Carmem Lúcia plantou açaí e ouras mudas nativas da Amazônia durante Fórum em Belém
TV Liberal/Reprodução
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
O Fórum promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA)segue com programação até quarta-feira (17).
A intenção é que o plantio ajude a compensar o carbono gerado em atividades do tribunal.
"Acho que a descarbonização tem esse propósito de fazer com que haja essa sustentabilidade e que proteja nosso meio ambiente, acima de tudo", afirma José Maria Teiceira do Rosário, desembargador e presidente do TRE.
Abertura do Fórum
Verdemocracia debate impacto das mudanças climáticas nas eleições brasileiras
A ministra também destacou a importância da democracia para futuro e a contribuição dos servidores da Justiça Eleitoral.
"A democracia não é um termo da política, nem é um termo apenas do Estado, não é considerada mais regime político, é considerada um direito fundamental para que nós sejamos respeitados na nossa dignidade e comprometidos com a dignidade de todas as pessoas."
"Cada detalhe que se muda na urna, nós comunicamos. É o servidor público da Justiça Eleitoral que faz isso. É o servidor público que é, não apenas um servidor exemplar, mas um cidadão exemplar."
As condições climáticas impactaram ns últimas eleições principalmente no Oeste e sudoeste do Pará, onde urnas precisaram ser levadas a pé por conta da baixa de rios e dificuldade de navegabilidade para chegar nos colégios eleitorais.
"Pensamos bastante em relação à logística das passadas eleições, é para que isso não aconteça mais. O nosso propósito foi esse, justamente fazer que nós tenhamos eleições com bastante apoio, bastante logística, para que isso seja realizado a contento", explicou o desembargador e presidente do TRE.
Criado como evento regional, o fórum tomou proporções nacionais e atualmente conta com a participação de servidores e especialistas de todo o Brasil, além de estudantes, que veem no evento a oportunidade de conhecer mais sobre o sistema eleitoral e a democracia brasileira.
Ministra Carmen Lúcia participa de fórum em Belém
Àurea Garcia/TV Liberal
Cármen Lúcia em Belém
TV Liberal/Exibição
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
O
Confira outras notícias do estado no g1 PA